Amor de Cordel - Andrea Marques

Olá Pessoal!
A resenha de hoje é de mais uma autora nacional. Conheci e recebi o livro através da parceria com a Lilian Comunica (agência  de comunicação cuja ação está concentrada nas mídias sociais).


Amor de Cordel
Andrea Marques
ISBN-13: 9788584421077
Ano: 2016
Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Pandorga

"Afinal, em dado momento, o amor poderia ser visto apenas como um recurso natural para os seres humanos continuarem a povoar e dominar a Terra, e não como o sentimento nobre descrito pelos poetas."
O livro amor de Cordel é um romance "moderno" protagonizado por uma mulher "madura" que acaba de sair de um relacionamento de 14 anos.
Como vou falar sobre o livro para vocês eu ainda não o digeri todo. Tem mais ou menos um mês que terminei a leitura e ainda não consegui amar ou odiar o livro. Eu tenho a idade da protagonista. Tenho um casamento de 20 anos. E, diferente dela tenho filhos e não tenho uma carreira sólida. Dispus de algumas coisas pela família (não me arrependo) e tudo isso eu digo para falar que tenho empatia total pela personagem. mas, a falta de segurança, de autonomia, de consciência da mulher que ela é, me irritou um pouco.
Mas vamos ao enredo...
A idade é apenas um número, o que vale é o seu estado de espírito, e o meu é de um jovem de vinte anos"
Carolina é uma mulher recém divorciada que está redescobrindo a vida "sozinha". Ao achar um lugar para morar, pois o apartamento antigo que era dela e de Miguel (seu ex-marido) foi vendido e cada um ficou com sua parte, ela resolve procurar um escritório de arquitetura. entretanto, isso acaba por não dar certo.
Assim, ela mesma decora sua casa e vai vivendo sua vida como Terapeuta Ocupacional vai se desdobrando entre o Hospital em que trabalha pela manhã e a Clínica em que trabalha à tarde.
Carolina não tem muitos amigos e sua família mora um pouco distante dela. Contudo, conhece Lucas, um de seus vizinhos e que conforme a história se desenrola vai tornando seu amigo.
Acontece que em um atendimento na clínica ela conhece o Arquiteto Alexandre Bastos e nesse homem mora o perigo. Lindo de viver e bem mais novo que ela, além de ser seu paciente, a intensa atração que sentem começa a florescer.
"... as pessoas não se apaixonam pelo outro e sim pela ideia do amor.Ela diz que o sofrimento acontece porque idealizamos o 'ser amado'; criamos expectativas que na realidade não existem, e assim não conseguimos conviver com outra pessoa quando passamos a conhecê-la mais a fundo."
O livro trabalha muitas questões sociais e culturais. Ela vê a diferença entre o hospital público que não tem tantos recursos e a clínica particular onde trabalha. trabalha a diferença de idade dos personagens, a questão da Homofobia, da velhice (que ao chegar nesse estágio, muitas vezes você é cuidado exatamente por aquele que você humilhou antes), dos asilos, da solidão, da "autodescoberta" mesmo a partir de certa idade (afinal nunca é tarde para nos descobrirmos), de adoção, de valores morais e princípios éticos, além da morte.
"Por um momento pensei que meu coração era repleto de momentos  e, mesmo com toda a dor da perda, agradeci aos céus pela vida que tinha."
Ufa! Tudo isso é trabalhado às vezes superficialmente e ás vezes mais reflexivos. É um livro que faz você pensar. Apesar da leitura nos divertir em alguns momentos. Há inúmeros clichês sim, mas onde não há.

Mas, então Andreia, por que você ainda está indecisa e mesmo assim deu 4 estrelas ao livro do skoob?
Acredito que seja pelo fato da Carolina, apesar de seus 38 anos, como pessoa ser muito imatura e como profissional ser brilhante. Não consigo "comprar" a ideia de que uma pessoa tão "perfeita" socialmente é tão mal resolvida. Fica com medo de amar, de se entregar. Eu não sou assim, e talvez por isso, por mais que eu saiba que sim tem pessoas assim, eu não consiga ter me decidido. Além disso o livro deixa o fina, digamos que, em aberto. Para a história toda, é um final perfeito. Condizente com a história , para mim é que pegou.
Viram, aqui a questão não é o livro. A leitura é fácil e rápida. A escrita da autora é cativante. O problema aqui são as minhas vivências que não me levaram a amar os personagens como geralmente ocorre.
"O fato é que a vida está aí para ser vivida intensamente, e mesmo que a gente reclame ela não dá garantia de nada." é isso que penso...
É por isso, que sempre  digo que cada um lemos um mesmo livro de formas diferentes, pois temos vivências diferentes e são elas que nos fazem enxergar determinado valor nisso ou naquilo. Assim, eu recomendo o livro sempre.

Recomendo!

Sinopse:
Aos 38 anos de idade, Carolina Borges achava que tinha a vida perfeita. Casada com Miguel, era feliz mesmo sem ter realizado o sonho da maternidade. No entanto, a convivência com o marido e seu bom desempenho profissional a deixavam satisfeita e segura. O destino lhe prega uma peça e, sem esperar, ela vê sua vida se modificar significativamente. Seu casamento chega ao fim, e sua carreira como terapeuta ocupacional, que sempre lhe proporcionou alegrias, passa a torturá-la. Isso acontece quando o jovem arquiteto Alexandre Bastos entra em seu consultório pela primeira vez, despertando em Carol sentimentos conflituosos que a farão repensar seus valores e a obrigarão a sair de sua zona de conforto para se arriscar em terrenos desconhecidos que poderão colocar em risco sua própria vida. Permeado por traições e intrigas, Amor de cordel é um romance contemporâneo que traz à tona assuntos do universo feminino, além de despertar a paixão até nas mulheres mais modernas e independentes.

Para participar do Top Comentarista Junho, clique AQUI

Fica a dica.
Bjos!!!

4 comentários :

  1. Gostei do livro apresentado hoje. Apesar de parecer uma história clichê, achei interessante como a narrativa foi contada, com personagens com características únicas, desfrutando de um belo romance e sendo de uma leitura fluida. A capa está realmente muito bonita e se um dia surgir a oportunidade, lerei o livro com toda certeza.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréia, eu adorei a resenha, e apesar de temas importantes serem abordados no livro, além de proporcionar alguns momentos de reflexão, eu não me vi interessada pela história :/ Além de também não conseguir compreender (mesmo que superficialmente) a Carolina :/

    ResponderExcluir
  3. Gostei por ele ter esse romance mais moderno e adulto e que mostre que o amor não tem idade, mas também as dificuldades dos relacionamentos e o que acontece ao redor, o que uma pessoa pode passar em situações como as que ele apresenta e o que ela sente, como se sente. É bem interessante e parece ser bem feito, uma escrita fácil de ler.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser muito bom, um relacionamento mais "maduro" do que eu costumo ler... Mesmo sendo um pouco clichê, acho que vale a leitura.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.