A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um - George R. R. Martin

Boa Noite gente!!!
Final de domingo ( por aqui pelo menos, rsrsrs) e resolvi passar por aqui e trazer uma resenha de um livro fantástico. Já digo que tudo o que eu disser sobre o livro não chega nem aos pés do que ele é...Maravilhoso. Viciante. Sensacional!!!


Edição: 1
Editora: LeYa
ISBN: 9788562936524
Ano: 2010
Páginas: 592
Tradutor: Jorge Candeias

Comprei os dois primeiros livros da série por ouvir, ou melhor, ler muita coisa positiva. Tinha já, também, a série baixada, mas mesmo assim não tinha animo para adentrar nesse mundo até que num belo domingo tediante, cansada de ler e sem querer assistir a filmes, resolvi ver a série. Assisti aos 10 episódios de uma vez e não me aguentei de curiosidade quanto ao livro, pois com certeza seria melhor. E, não me causou decepção. Amei tanto ambos que consegui convencer meu marido a assistir a série e também se tornou um viciado GoT.
O primeiro volume d'As Crônicas de gelo e fogo é impactante e envolvente, mesmo sendo uma introdução aos próximos livros, e por isso, muito mais lento e com pouca ação, o livro te leva a conhecer os Sete Reinos e, é claro, a se apaixonar pela família Stark. (Pelo menos foi assim comigo *-*). Eu, particularmente, amei (amo) Jon e Eddard (e, apesar da diferença de idade dos personagens entre série e livro, não conseguia pensar em outros rostos para os personagens além de Kit Harington e Sean Bean).

Jon Snow (bastardo de Eddard Stark)

Eddard Stark  (protetor do Norte e Senhor de Witterfield)


Como o Kid Dudu do Cabine Literária (vlog que adoro) já disse, neste livro a guerra é muito mais diplomática do que de enfrentamento físico, mas começamos a ver seus rumos (ou assim cremos).
Os personagens são cativantes, pelo menos, os que conhecemos por sua voz, através dos capítulos do livros.Isso mesmo, não temos apenas uma visão do que está ocorrendo, mas sim várias. 
Tyrion Lannister é tão complexo quanto apaixonante. Não distinguimos nele bem ou mal, mas um ser humano que tem os dois lados, bem como tem defeitos e qualidades. 
Dayenerys, Khal Drogo, Jorah Mormont e Arya, são meus outros personagens amados.

Tyrion Lannister



                                                           
                                                                           Dayenerys e Jorah Mormont










Khal Drogo
         



Arya Stark



Neste volume, como disse, mais conhecemos os personagens e os rumos que a história tomará do que qualquer outra coisa. Mas, apesar do número de páginas ser assustador, a leitura é rápida e tranquila ( pois já, mais ou menos, sabia como terminaria*-*).
Outra coisa que citei e achei interessante é a idade dos personagens. No livro, por exemplo, os homens se tornam homens entre 14/15 anos, na série eles tem 18. Não que isso tenha "perturbado" a história, mas esse subterfúgio, acredito que tenha sido usado para não chocar o público. Entretanto se pararmos para pensar, até poucas gerações atrás, era nessa idade que um menino tornava-se homem, então pra que isso? Não levem em consideração os devaneios dessa leitora.
A casa Stark, que de certa forma, protagonizam o livro, é representada por lobos gigantes e os filhos de Ned (Eddard) acabam por ter cada um, um lobo.Gostei muito dos lobos, pois além do símbolo dos Starks, eles acabam trazendo "pistas" do que está por vir. Entretanto são poucos que os reconhece ou acredita nelas.
Enfim, uma literatura fantástica onde o tema central é o poder, sem tirar de cenas as criaturas e personagens fabulosos que traz.
" Se tirar a vida de um homem, devem olhá-lo nos olhos e ouvir sua ultimas palavras. E, se não conseguir suportar fazê-lo, então talvez o homem não mereça morrer". Eddard Stark pg.17
"A honra o levou à Estrada do Rei...e a honra o trouxa de volta" pg.550
Recomendadíssimo!!!

Sinopse by Skoob:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Fica a dica.
Bjos!!!

17 comentários :

  1. Até hoje não li uma resenha negativa sobre esse livro, todos falam como ele é fantástico e inovador, mas eu pessoalmente nunca tive muita vontade de lê-lo, talvez pelo fato da história se passar em uma espécie de Idade Nédia eu tenho a impressão de que a história vai ser um pouco maçante. Não tenho medo de livros grossos, só tenho receio de lê-lo por causa do tema mesmo.
    Mas um dia eu vou criar coragem.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Rodrigo, dê uma chance ao livro. Apesar de ser "tipo" em uma Idade Média, ele trata de temas atuais como poder, vaidade, inocência, etc...
      Bjos!!!

      Excluir
  2. Serio não consegui me interresar por este
    livro..Apesar da sua resenha estar fantastica, não me chamou a atenção,nem a capa e nem tema dele.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Vanessa, que pena, mas às vezes o livro não nos pega mesmo, fazer o que né?
      Bjos!!!

      Excluir
  3. to muito afim de ler um livro desta serie, to mundo parece gostar srrsrs vou esperar e ler o preimeiro livro e ve se me infeitiço tmbem rsrsr mas aprece ser legal, eu quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariane, o livro é muito + muito bom mesmo.
      Leia e depois me conte o que achou tá?
      Bjos!!!

      Excluir
  4. Adorei a narrativa em terceira pessoa. Cada um dos capítulos é narrado na visão de um determinado personagem, e vc pode viajar na história. Adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que é isso o que encanta mais pois acabamos nos apaixonando, ou nos identificando, ou apenas conhecendo não só um mas vários personagens tornando nossa viagem muito mais real.
      Bjos!!!

      Excluir
  5. Muita gente fala bem desta série, mas não sinto a menor vontade de ler e nem mesmo de assistir. Meu namorado adora a série de tv e agora começou a ler A guerra dos tronos, mas nem assim eu me animo heheh
    Ainda bem que você gostou! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena raquel. Esse é bem meu estilo de leitura, algo que tenha um toque de história ( mesmo que imaginada)e personagens próximos ao real.
      Quando der de uma chance ao livro quem sabe você poderá se apaixonar tbm *-*.
      Bjos!!!

      Excluir
  6. Menina, ganhei alguns livros da série mais até hoje ainda não li nenhum... sempre acontece algo e eu não leio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela,
      corre e leia. São livros maravilhosos. Eu já estou em Festim dos Corvos (o 4º livro lançado da série) e amando ainda mais a série.
      Bjos!!!

      Excluir
  7. Ainda não li nenhum livro da série e não acompanha à adaptação televisica também, mas tenho muita curiosidade porque é justamente do tema que mais me fascina. Espero poder conferir em breve ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Julio,
      leia mesmo quando puder, ou ainda dê uma chance a série. Sou suspeita para falar, mas vale a pena.
      Bjos!!!

      Excluir
  8. Somos fascinados pela história medieval desta série, é que tudo o que é ótimo nisso, do começo ao fim, um exemplo é o elenco envolvido, como Sophie Turner, excelente atriz que deu um toque único a esta saga. Este 12 de abril já é a quinta temporada de volta.

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.