Entrevista #18

Olá!!!
Fazia um bom tempo que não trazia um novo autor para vocês conhecerem um pouquinho mais *-*.
Hoje a entrevista é com o autor parceiro Juliano Schiavo, autor do livro O Silêncio das Mariposas. A resenha do livro se encontra Aqui, caso queira conferir *-*
Então, vamos a entrevista?





SnL) Conte um pouco sobre você.
J.S.: Eu nasci em Americana – SP no dia 22 de julho de 1987. Sou formado em jornalismo pelo Instituto Superior de Ciências Aplicas - Limeira, com pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo pela Unimep - Piracicaba. Atualmente, estuda Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos - campus de Araras e trabalho com assessoria de comunicação. Também sou colaborador esporádico de jornais com artigos de opinião. É sou autor dos livros O Silêncio das Mariposas e Consternado e do livro-reportagem Sociedade do Lixo.

SnL) O que o levou a escrever.
J.S.: Diria que escrever é um hobby. É uma atividade que me dá prazer, pois gosto de criar personagens, enredos, enfim, ambientar toda uma história com seus mais diversos elementos. É um processo trabalhoso, que sempre estamos aprendendo cada vez mais. Diria que a minha escrita reflete uma gama de influências que recebi ao longo da minha vida. E tenho certeza de que, daqui alguns anos, terei recebido outras influências. É isso que dá o dinamismo na escrita e que nos fazer desenvolver as técnicas.

SnL) É possível um autor nacional viver somente de sua literatura.
J.S.: É preciso alguns fatores para que isso seja possível. Em primeiro lugar, o autor tem que ter um bom material e, também, investir pesado em sua divulgação. Ele tem que ter um apelo comercial em seus livros se o objetivo dele é sucesso financeiro e, ainda por cima, deve ter uma boa editora que o impulsione ainda mais. É lógico, ele também deve ter feeling para aproveitar as oportunidades e não ter vergonha de batalhar para impulsionar seu nome no meio literário.

SnL) Qual ou quais livros você escreveu em que você está mais presente.
J.S.: Diria que cada livro que escrevi é uma janela aberta de minha imaginação. Quando escrevo, escrevo por que gosto de escrever – não tenho nome consolidado e também nem tenho investido nisso, apesar de arriscar alguns passos. Ainda estou muito imaturo no campo das letras, mas aos poucos vou me aperfeiçoando. Cada livro é um ensaio, um pequeno passo para um novo trabalho. É uma forma de me expressar, imaginar, criar, não ter amarras com certos pudores tão recorrentes no cotidiano.

SnL) Qual dos seus personagens você mais gosta.
J.S.: Não tenho personagem preferido. Cada um que criei (livro Consternado e O Silêncio das Mariposas) é único, com uma personalidade só dele, com um estilo de vida que não me pertence. É lógico que sou eu quem os criou, mas eles têm uma personalidade distinta, moldada, exclusiva deles. Não gosto de julgar as personagens que criei. Cada uma tem sua maneira e sua personalidade.

SnL) Qual ou quais livros te levaram a escrever.
J.S.: Sou, antes de tudo, um caldeirão que recebe, diariamente, vários tipos de temperos culturais. Não são apenas os livros que me levam a escrever. São os filmes, teatros, músicas, conversas com amigos, televisão, séries, entre tantas outras influências.

SnL) Qual gênero literário você mais aprecia
J.S.: Não tenho um gênero específico, pois o que me envolve é uma boa história, independente do assunto. O livro, antes de tudo, tem que conquistar a mente e envolver o coração para que possa ser apreciado.

SnL) Diga-nos qual seu autor favorito.
J.S.: São vários, mas cito em especial Anne Rice, Salinger, Tolkien, Clarice Lispector, Erico Veríssimo e Fernando Morais.

SnL)Que mensagem você espera passar ao escrever um livro.
J.S.: Um livro não precisa necessariamente passar uma mensagem. Ler é, antes de tudo, um ato de prazer. Depende muito da temática do livro o que se deseja passar. Se é uma história de humor, a mensagem que se deseja passar é o riso do leitor. Caso seja um livro introspectivo, deseja-se que o leitor reflita. Por isso, não tenho como citar especificamente qual mensagem quero passar. Depende da temática do livro.

Juliano Schiavo
Blog do livro O Silêncio das Mariposas: www.osilenciodasmariposas.blogspot.com


Obrigada pela entrevista Juliano. Adorei!!!
E vocês curtiram?
Comentem!!!
Bjos!!!

5 comentários :

  1. Eu li o silencio das mariposas desse autor... e gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a última resposta dele =O É exatamente o que eu penso!!
    Adorei a entrevista ^^
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela postagem da entrevista!
    A propósito, o livro "O Silêncio das Mariposas" está disponível para download gratuito.

    Esse é o link: http://osilenciodasmariposas.blogspot.com/2011/11/livro-para-download.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ja conhecia o livro do Ju, agora parece ser bem mais interessante, adorei a entrevista e pode saber mais sobre o livro dele foi bem legal. Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, nem o autor, ams o conheço agora kkkk!HA, nasceu no mesmo ano que eu!
    Adorei a entrevista, espero que ele consiga sucesso com seu livro.
    Território das garotas
    @territoriodcl
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.