Boa Noite gente!!!
Quarta-feira e, venho esta noite, postar mais um texto da série Sentimento nos Livros. Dessa vez o texto foi escrito pela autora parceira do blog Ana Lúcia Merege, que inclusive aqui no blog tem resenha de dois livros dela, O Caçador e Os Contos de Fadas.
O texto de hoje fala sobre Amizade e Livros...
Confiram!!!
Pedem-me para escrever sobre a amizade e os livros. Por onde começar?
Há muito a dizer e vários caminhos possíveis. Eu poderia falar sobre a amizade retratada em textos literários, desde Enkidu & Gilgamesh a Sawyer & Finn, Holmes & Watson, Frodo & Sam, sem esquecer os eternos e complementares Sancho & Quixote. Indo por outra vereda, poderia falar sobre a amizade aos livros, aquela que marcou a infância de tantos escritores e acabou se refletindo em suas obras. Ou sobre o colecionismo... Quem sabe?
Entre tantas opções, escolhi não falar sobre a amizade atribuída por um autor a seus personagens, nem pelo laço criado entre o livro e seu leitor ou possuidor. O que celebro aqui são as amizades entre pessoas de carne e osso, construídas a partir do interesse por livros. Ou melhor, pelo amor às histórias contidas em suas páginas.
Tenham em mente que hoje isso é bem mais fácil do que já foi. Onde quer que esteja, um jovem que goste de ler – ou de escrever, ou de ambos – só precisa digitar algumas palavras para encontrar pessoas que compartilhem seus livros, séries e personagens favoritos. Para mim foi mais difícil: corriam os anos 1980, quando tudo dependia de estar nos lugares certos (aos quais nem sempre se tinha acesso) e achar as pessoas certas (que você nem sabia se existiam). Ler, portanto, era um ato muitas vezes solitário, e escrever quase sempre um passo para a exclusão social. E para quem, como eu, nasceu querendo contar histórias, a solidão não é algo fácil de suportar.
Assim, dá para imaginar a alegria que era encontrar, nem digo escritores, mas leitores com preferências afins. Vocês sabem como é, já devem ter passado por isso: aquela coisa de conhecer alguém, ir assuntando, de repente se aproximando devagar: você também está lendo essa série? O que mais conhece no gênero? Autores nacionais, algum? Eu podia te emprestar... Enfim, começa por aí, o resto vai-se construindo como em qualquer amizade. E as que começam através da literatura têm bases sólidas.
Falo sobre livros com a imensa maioria dos meus amigos. Na verdade, até mesmo com os que não gostam de ler: em nossos outros assuntos, cinema, viagens, maternidade, sempre acabo encaixando uma referência, uma citação de autor ou personagem. Outros leem não-ficção, de que também gosto, dependendo do assunto. Na biblioteca onde trabalho, muitos papos iniciados no campo da História ou da Arqueologia levaram a conexões literárias. O círculo se amplia com os que leem ficção realista e se abre com possibilidades infinitas ao pensar nos que partilham meu gosto por literatura fantástica. Alguns deles são pessoas que encontro com certa frequência, outras raramente; com muitas travei contato pelas redes sociais e nunca tive o prazer de encontrar ao vivo e a cores. Não importa: estejam próximos ou não, estamos ligados pelos livros, pela fantasia, por uma teia elástica e inquebrantável em cujos fios se inscrevem todas as palavras do mundo.
Que ela possa crescer cada vez mais, tecendo novas histórias e unindo amigos que ainda não se conhecem.
Biografia:
Ana Lúcia Merege, sou carioca, aquariana e nasci em 1969. Quando criança queria ser arqueóloga, mas a paixão pelos livros falou mais alto e em mais de um sentido: além de bibliotecária, tornei-me escritora, contadora de histórias, pesquisadora e mediadora de leitura. Meu trabalho em todos esses campos é voltado principalmente para os contos populares e a ficção fantástica.
Mais Aqui
Adorei o texto Ana, muito obrigada *-*.
Fiz muitas amizades, principalmente virtuais por causa desse meu amigo, o livro, e adoro-o mais ainda por isso.
Gostaram?
Bjos!!!
Adorei o texto Ana, muito obrigada *-*.
Fiz muitas amizades, principalmente virtuais por causa desse meu amigo, o livro, e adoro-o mais ainda por isso.
Gostaram?
Bjos!!!
adorei o texto, adoro todos os meus livros e espero um dia encosntra um autor de um livro que amor, acho que cada livro é unico assi como minha amizade com ele.
ResponderExcluirbjs e amei o texto, muito inspirador
E não é? Eu também tenho um xodó por meus livros e principalmente pelas amizades que floresceram através deles.
ExcluirBjos!!!
Txto fantástico!
ResponderExcluirAcredito q os livros realmente tem o poder de unir as pessoas, criar e fortalecer laços de amizade.
Tbm acredito, tanto que o blog foi feito para isso. Eu queria descobrir pessoas que gostassem de livros tanto quanto eu. E, meu pedido foi atendido *-*.
ExcluirBjos!!!
Lindo o texto !!!!
ResponderExcluirSou apaixonada por meus livros,eles
são meus grandes tesouros e minha melhor amiga também pensa assim, então acho o que mais fortalece a nossa amizade é nosso amor pela leitura...
Eu tbm morro de amores pelos meus xodós. Não tenho tanta sorte de ter pessoas próximas apaixonadas por livros como eu. Mas, conheço muita gente legal por causa deles.
ExcluirBjos!!!
Ai, adorei o texto. Acho que amor aos livros só entende outra pessoa q também possui o mesmo sentimento. Eu tenho até ciúme dos meus...
ResponderExcluirE acho que a grande maioria de mesu amigos tem esse mesmo amor por livros.
O texto realmente é maravilhoso.Eu tbm acredito no que disse, só quem tem o amor por livros entende esse sentimento.
ExcluirBjos!!!
Lindoo *o* Sem dúvidas os livros se tornam refúgios de um mundo que muitas vezes se apresenta hipócrita e orgulhoso. Eles são nosso ponto de apoio ^^
ResponderExcluirConcordo plenamente contigo Julio.
ExcluirBjos!!!