A Guerra das Sombras : O livro de Dinaer - Jorge Tavares



Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 8576790483
Ano: 2006
Páginas: 424

Em uma só palavra... Maravilhoso.
Apesar de ser uma literatura fantástica, os personagens são bem "reais" e complexos nos surpreendendo com suas intensas emoções.
O livro, por ser o 1º de uma série de 4, é mais introdutório, porém nem por isso, monótono. Pelo contrário desde o começo há muita ação.
Sendo sincera, no começo não me empolguei muito, apesar de ter lido muitas críticas boas, eu ainda não estava no "espírito do livro", mas ao chegar na parte da batalha na Terra dos Filhos do Fogo, não consegui mais largar o livro.
O livro de Dinaer é narrado por ele mesmo introduzindo um pouco de sua história. Ele é um deus que está a interferir em uma guerra humana devido ao seu interesse no "alorain", um "escolhido" que é a "chave" para um poder que "definirá o destino dos deuses e dos homens". Esse escolhido é Rairom, filho "bastardo" de Zairom , o Senhor dos Filhos do Fogo.
Conta-se um pouco sobre a história dos filhos do fogo, apresenta Zairom e sua história, juntamente com a de seus filhos Rairom e Tairom e da sociedade em que vivem. Até a chegada do Senhor da Terra do Vento junto com sua neta Lisian, na casa de Zairom, as coisas iam, digamos, tranquilas. Mas a iminência de uma batalha decidem os rumos dos personagens. É a partir desse ponto que a histórias e destrinchar e você não quer mais largar o livro.
O que mais amei nesse livro são os personagens, pois eles são intensos, cometem erros e há momentos em que você quer "sacoleijar" ou ainda "gritar" com alguns personagens. Para mim é isso que torna um livro interessante.
Separei alguns trechos, que acredito,são verdadeiras reflexões sobre o ser humano.

"(...) É o que alguns chamam de desejo de ser feliz. Eis a irônica sina da humanidade:estamos condenados a ser infelizes, em razão de nossa vontade em ser felizes..." pg. 152

"...E como poderia ser diferente? Os homens temem o que não conhecem, e nada é mais desconhecido que o futuro. A humanidade só não vive em eterno estado de pânico porque os homens criam uma ilusão de previsibilidade...(...) A mudança, menor ou maior, pode sobrevir a qualquer momento. É aí que a ilusão se quebra, a verdade se revela e o medo surge..." pg. 258

"...De todos os animais do mundo, apenas o homem ousou trocar a terna alegria da inocência pelo pesado fardo da sabedoria. E com a sabedoria veio o conhecimento da morte. E com o conhecimento da morte, a face do medo. E com a face do medo, o fogo do ódio. E como fogo do ódio, o mar das paixões. E o homem conheceu a dor..." pg. 333

Sinopse by Skoob:
A Guerra das Sombras é um livro de aventura, passado em um universo fantástico. Em suas páginas, estão descritos dois grandes conflitos que se desenrolam concomitantemente. O primeiro, e mais evidente deles, dá-se entre reinos de homens mortais. Paralelamente, acontece um embate oculto entre forças sobre-humanas. E é nas conseqüências de ambos os embates sobre a vida de Rairom Guenor e de seu irmão Tairom que se encontra o foco central da narrativa.

Em A Guerra das Sombras discute-se até que ponto está nas mãos dos homens o seu próprio destino. É a história do confronto do ser humano, mortal e frágil, contra desígnios e poderes bem maiores que os seus.
E aí o que acharam?
A única coisa que posso dizer é : Estou desesperada pelas continuações, vou ter que passá-las na frente de outros livros..rsrsrs...

Fica a dica...
Bjos!!!

3 comentários :

  1. Muito obrigado pela excelente resenha. Minha ideia era essa mesmo: dar mais espaço para os personagens e seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. oi. Andréia!

    òtima resenha, me vez lembrar da aula de ontem, quando conversamos com Prof. Hudson, sobre destino, que ele já está determinado...enfim, converso com você à noite.

    Abraços

    Tatty'p

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.