Semana da Criança: Garota Replay - Tammy Luciano

Nova resenha do blog. Mais uma que participa do especial Semana da Criança, onde indico livros para jovens leitores. Livros mais Infanto-Juvenis.
Garota Replay entra nessa "classificação.
Querem saber o que achei?
Então, vamos lá.
* Garota Replay - O que você faria se encontrasse você mesma? - Tammy Luciano

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630076
Ano: 2012
Páginas: 144

Essa resenha vai ser complicada de fazer, pois gosto da autora (não a conheço, mas ela é simpática e gosto de suas posições nas redes sociais), mas não fiquei fã do livro.
Entendam, eu leio todo e qualquer livro que cai em minhas mãos. Tenho minhas preferências obviamente, mas procuro ler conforme as classificações dadas ao livro. Se é adulto, espero mais maturidade dos personagens, ainda que alguns adultos reais não a tenham e até entendo se um ou outro personagem também não o tiver. Confuso né?
O que quero que percebam é que leio um livro não para extrair grandes reflexões dele, mas para me abstrair do mundo real, viver o que a personagem vive. Passear por diversos mundos, tentando entender e até brigando com as escolhas dos personagens.
Vi várias críticas a personagem principal Thizi por ter uma idade e não a refletir, meu problema não foi esse, meu problema foi ter empatia com a personagem (eu, estamos falando de mim e da minha opinião, não consigo entrar na história e me envolver se não tiver empatia pelo personagem, se não torcer por ele, e isto afetou minha leitura). Não houve nenhuma, além de que as expectativas estavam altas em torno do livro. Sempre vi a autora ser muito elogiada e tals e por isso, esperava mais.
Mas eu gostei do desfecho dado pela autora e simpatizei com Tito, melhor amigo, de Thizi.
Não vou contar o livro seria spoiller e a sinopse nos dá uma boa ideia do que acontece. Thizi descobre traição do namorado, assim como um acidente de carro, descobre que tem uma replay por aí (e que essa é um pouco mais esperta que ela), repensa toda sua vida por causa disso e vem o desfecho, que a meu ver foi uma sacada legal e fim.
Tem uma passagem no livro que acho a cara dos homens e mulheres e deixo-a aqui:
“- Thizi, homem não pensa essas doideiras. A gente pensa e segue. Vocês pensam, seguem, mergulham, refletem, piram e a gente fica louco por causa de vocês.” Pg.90
Não vou recomendar nem "não recomendar" o livro, afinal o que não foi legal para mim pode ser para você e vice-versa.
Sinta-se à vontade para fazer tal escolha.

Sinopse:
Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...
Fica a dica.
Bjos!!!

8 comentários :

  1. Oi Andreia!!
    Já conhecia este livro e sempre o achei interessante o enredo e bem jovial. Uma ótima pedida para ler depois de um livro " mais pesado"
    Bjocass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler.
      bjos!!!

      Excluir
  2. Meu problema com esse livro foi justamente o final, já tinha visto um filme que adoro e que termina do mesmo jeito, então li o livro esperando algo inovador e nada... foi frustrante, fora isso o livro foi bom

    Bjos

    Pah -
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que concordo com aquela frase que diz " duas pessoas nunca lêem o mesmo livro".
      Fiquei curiosa sobre o filme. Qual é?
      bjos!!!

      Excluir
  3. Eu também leio livros para sair do mundo real. Adoro fazer longas e longas viagens pelo mundo irreal.
    É uma pena o livro não ter te satisfeito. Talvez eu leia, talvez não.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, mesmo você não curtindo muito o livro, eu fiquei com tanta vontade de ler. Achei a sinopse dele bem chamativa, essa coisa de encontrar um outro eu... Espero não me decepcionar tanto quanto você.

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.