O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535911121
Ano: 2007
Páginas: 186
Tradutor: Augusto Pacheco Calil

Por favor, estou escrevendo a resenha, li o livro, lógico, e peço por favor...alguém poderia mudar essa história?
 Fico pensando, e sei a verdade, impossível. Eu "tento", sinceramente eu "tento", ao invés de muitas pessoas que querem ter um bom coração, eu tento ser fria, racionalista e não me incomodar com as injustiças. Falo algumas, ou muitas, besteiras para parecer fria, mas no fundo fico "puta" por ver tanta coisa errada que se passou e se passa nesse mundo, e não poder ou querer, até hoje não me decide qual das duas opções é a real, a ajudar ou pelo menos melhorar tais situações. Aí pego um livro que eu já sabia do que se tratava, mas eu devo ter me iludido, o que é natural, e descubro que ele é totalmente diferente do que eu esperava. Não vi o filme, pois queria ler o livro primeiro e estou me sentindo "despedaçada".
O livro conta a história de um menino, filho de um comandante, que vê sua vida mudar devido ao trabalho de seu pai.Nessa nova vida, se sente solitário, mas acaba descobrindo um outro menino que torna-se seu companheiro e daí nasce uma amizade improvável.
O livro conta "sutilmente" sobre a era de Hitler e seu massacre aos Judeus.
O final é surpreendente. Estou perplexa. Se  esse final foi para chocar e fazer pensar, posso dizer que John Boyne atingiu seu objetivo.

Sinopse:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Fica a dica...
Bjos!!!

3 comentários :

  1. Eu vi o filme que foi baseado nesse livro - é muito triste >.< Desde que descobri que o filme foi baseado em um livro, estou de olho ^^ Ainda não consegui comprar, mas espero poder em breve. Mas, realmente, o tempo todo vou ficar querendo que o fim seja diferente. É muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Ambos, tsnto o livro quanto o filme, são
    muito comoventes.. chorei do início ao fim...
    principalmente no fim.
    É ótimo pra refletir.. :D

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o filme e gostei... E quero ler o livro também, o autor fez algo inesperado, unindo um mundo perverso, numa era perversa, vista aos olhos de duas crianças que tem em comum a inocencia!

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.