Meu Clichê - Ana Vitola

Olá pessoal!
Hoje a resenha é do livro Meu Clichê da Ana Vitola. O livro chegou a mim através da parceria com a editora Bezz. E me surpreendeu. Não consegui largá-lo antes de terminá-lo.

Meu Clichê - Ana Vitola
ISBN: 978-85-68695-27-2
Ano: 2015
Páginas: 504
Idioma: português
Editora: Bezz

"Eu tinha, na minha adolescência, essa fase. Sonhava que um dia encontraria um príncipe encantado que me tirasse todo o medo e o peso da alma e me faria a mulher mais feliz do mundo."
Meu clichê é um livro diferente. Você pode me perguntar: - Como assim Andreia?
A verdade é que ele tem vários clichês, mas como a autora os abordou é que inova. Aqui os personagens românticos centrais não tem que encarar um desafio que os separa e faça-os voltar a redenção.  E apenas por isso ele já se torna diferente. Mas, eis que não é apenas isso.
Então vamos ao que interessa...
"Aprendi que em um relacionamento não h´apenas um 'eu' e sim um 'nós' e nos manter unidos é uma grande parcela para enfrentarmos todos os desafios."
O livro nos conta a história de Su. Uma menina órfã criada pelo tio, que a  adora, e que com seus próprios esforços consegue fazer um negócio que cresce a cada dia. Ela é Organizadora de Festas.
Ela junto com sua vaca Elis (carinhoso apelido trocado entre as amigas) vão vivendo suas vidas sempre juntas. Elis a ajuda com o buffet dos eventos e ainda mantêm sua clinica. Ela é Nutricionista.
Em uma dessas festas eis que uma pessoa deixa o celular. Carla, garçonete de Su, entrega a ela o aparelho e esta tenta entrar em contato com o dono. Porém, nessa hora, o dono chega todo bravo e mal educado para cima dela que não deixa por menos.
"Não sei como isso tudo aconteceu na minha vida. Há uns dias estava em casa pensando no que fazer para passar o tempo da minha vida entediante e monótona. Agora estou prestes a me entregar de corpo e alma a uma pessoa que com um estalar de dedos pode me destruir."
Esse homem é um modelo chamado Noah que até então nunca tinha sido tratado desse jeito por mulher alguma.
"Minha vida mudou, desde o segundo que a vi, e continua a mudar. Sempre para melhor. Cada dia ao seu lado me mostra uma faceta nova de tudo que estava perdendo antes dela entrar em meu mundo."
Su é uma mulher gordinha que devido a maus tratos por parte da tia (mulher com a qual o tio casou após 7 anos de tê-la adotado) é difícil para ela aceitar seu corpo e confiar em alguém.
Noah é um ex modelo que após conhecer Su e descobrir a mulher guerreira que é tenta melhorar seu caráter tentando deixar de ser fútil e preocupar-se apenas com aparências, para reconhecer o que realmente tem valor na vida.
Elis é uma louquinha que sabe quem é.Ela é a lealdade em pessoa. Uma personagem encantadora.
O livro trata sobre orfandade, adoção, amadurecimento, música, aceitação, câncer, amizade, amor e principalmente esperança.
Eu queria contar tudo sobre o livro, mas que graça teria? Então eu desejo que leiam o livro.
"Amizade é isso,mesmo com brigas para querer o melhor uma da outra, temos que aceitar quando não querem o nosso conselho. Respeito, cuidado e confiança acima de tudo."
Su só deixou Elis, seu tio e as crianças do orfanato fazerem parte de sua vida, sempre rotineira e certinha, mas com a entrada de Noah em sua vida e mais a doença de Yago ( um menino do orfanato) sua vida vira um tumulto de emoções, recordações e mudanças. Aqui a palavra de ordem é Esperança.
"Sei que ainda falta muito, mas de uma lagarta dentro de um casulo para virar uma borboleta e voar na vida, meu processo de metamorfose já está quase concluído."
Um livro lindo, reflexivo e que nos dá a certeza que somos capazes de mudar o mundo quando amamos verdadeiramente.
O que mais amei no livro é que poderia ser uma história de verdade, pois o que eles precisam enfrentar são os dilemas cotidianos, lógico que tem uma certa dramaticidade em tudo, até porque o livro aborda temas "tabus" como adoção, câncer, estética. mas, tudo com muita consideração e respeito.
"A chuva caindo, os raios e os trovões, nossas declarações, sem muito enfeite. Parecia uma cena do Nicholas Sparks, só espero que o final desse livro não haja lágrimas."
P.S.: Já leram algum livro da Eliana Portella? Eu adoro essa escritora *-* e a escrita da Ana me lembra um pouco a da Eliana, pois ambas transportam o amor para seus livros sem que haja a necessidade de grandes desenlaces para que este vença sempre.
P.S.1: A maior parte do livro é narrado pela Su, mas algumas vezes podemos "ver" pelos olhos do Noah e percebemos o quanto este homem é maravilhosos apesar de não se ver muito assim. A única certeza que tem é seu amor por essa mulher que virou seu mundo.

Recomendadíssimo!

Sinopse:
Su é uma promotora de eventos que leva uma vida calma e tranquila com o Gato e seus instrumentos musicais. Segundo sua amiga Elis, falta apenas 39 Gatos para ela virar uma solteirona cercada de bolas de pelos. Ela, porém, não dá bola para o jeito que leva sua vida. É feliz assim na sua rotina de: trabalho - casa - voluntariado no orfanato local. No final de um de seus eventos, é avisada por uma funcionária que um dos convidados esqueceu o celular. Então ela vê sua vida virar de cabeça para baixo de um jeito que ela nunca poderia imaginar.
Noah é um ex-modelo em fim de carreira, quer ser mais que um rostinho bonito. Ao perder seu celular em uma festa, não imagina que sua vida nunca mais será a mesma.

Fica a dica.
Bjos!!!

3 comentários :

  1. Ahhh que resenha linda, obrigada 😍

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o livro parece ter bastante sentimentos e temas variados. Muito bom, tem muita coisa para abordar e parece que a autora faz isso bem, dando uma carinha de acontecimentos reais, que dão pra imaginar acontecendo porque são situações cotidianas. Não parece ser aquele clichê chato mesmo, gostei.

    ResponderExcluir
  3. Que livro bonitinho! Não conhecia, mas eu gosto muito de leituras assim.
    Acho que além do romance, esse livro engloba outras coisas, como a amizade por exemplo. Muito bacana!

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.