Entrevista #20

Boa Noite Pessoal!
Passei por aqui para postar uma entrevista que fiz com a escritora Suellen Mendes Tavares. Querem Conferir?


Então, vamos lá...


SnL) Conte um pouco sobre você.
Suellen: Olá, meus queridos! Tudo bem?  Eu sou a autora do livro O jogo do Destino (Cada fase da vida faz parte do jogo). Nasci e me criei na cidade de Belém, estado do Pará; mas há cinco anos moro em Tucuruí, com o meu marido Marcelo, minha filha Marcelo e os nossos cachorrinhos Bruno e Sol. Além de adorar escrever, aproveito minhas horas vagas para ler. Sou professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual em turmas de Ensino Fundamental, Médio e Pré-Enem, na rede particular e estadual de ensino. Recentemente fui convidada para integrar o grupo de colunistas da revista digital MKlane.

SnL) O que a levou  a escrever?
Suellen: Apesar de trabalhar orientando os jovens na produção de seus textos desde os meus 17 anos, eu me descobrir escritora recentemente. Na verdade, comecei a escrever no início do ano passado; quando, ao ler em uma fanfic no Wattpad a referencia feita pela autora à música A moment like this, busquei a tradução daquela letra, assim que a li e ouvi a música Júlio e Rafaela começaram a permear meus pensamentos, dificultando dar continuidade à leitura da fanfic. O jogo do Destino foi a minha primeira obra escrita e publicada; mas em breve vocês poderão conhecer uma nova série que já está em fase de publicação.

SnL)É possível um autor nacional viver somente de sua literatura?
Suellen: Acredito que alguns autores nacionais conseguem, sim, viver de sua literatura. Temos várias autoras que são sucesso não apenas no Brasil, mas também internacionalmente (Paula Pimenta é um bom exemplo); porém, essa não é a realidade da maioria dos autores. O caminho para o reconhecimento é árduo. Nem sempre é possível encontrar espaço nas grandes editoras, o que leva muitos autores a se decepcionarem e, até mesmo, desistirem do sonho de uma publicação, já que a publicação de um novo autor requer o investimento financeiro por parte do mesmo.


SnL)Qual ou quais livros você escreveu em que você está mais presente?
Suellen: Bem... Agora você me pegou. Acho que tem um pouco de mim em cada uma das minhas personagens. Seja efetivamente por uma característica que tenho, ou por uma atitude que gostaria de ter. Os valores que a Rafaela (O jogo do Destino) possui são parecidos com os meus; já a Fernanda (Perdida em seu coração) age com uma determinação e ousadia que eu gostaria de ter, além de ser bailarina como eu já fui em minha infância e juventude. 

SnL)Qual dos seus personagens você mais gosta?
Suellen: Tem uma pergunta mais fácil? Como uma mãe pode escolher um dos seus filhos? (OMG!!!! ) Acho que entre as personagens femininas a que mexe mais comigo é a Fernanda (Perdida em seu coração), ela é muito irreverente! Vocês terão oportunidade de conhecê-la logo, logo. Entre os personagens masculinos... Que difícil! Posso ficar com todos??? Kkkk... Mas não posso negar que tenho um carinho especial pelo Gustavo (O jogo do Destino), o rapaz passou por tanta coisa... é impossível não me sensibilizar com ele. 

SnL)Qual ou quais livros te levaram a escrever?
Suellen: A primeira vez que li Belo Desastre eu pensei: “Cara, eu queria ter escrito esse livro!”. Sou apaixonada por toda a série. Jamie MaGuire arrasa!!! Mas não posso negar que queria muito ter a criatividade da Cassandra Clare, amo seus shadowhunters. Instrumentos Mortais e as Peças Infernais prenderam-me por horas! Bianca Briones também me inspirou com As batidas perdidas do coração e os demais livros da série. Nossa! Esse com certeza é um tópico no qual poderia me prender por horas!

SnL)Qual gênero literário você mais aprecia?
Suellen: Como toda romântica incurável, o romance é o gênero que mais me atrai; mas ultimamente tenho lido muitas distopias. E não nego que sou amante da literatura hot.

SnL)Diga-nos qual seu autor favorito.
Suellen: Por favor, posso escolher mais de um? Tenho uma lista interminável de autores pelos quais sou apaixonada. Além das três maravilhosas autoras que já citei na perguntas sobre os livros que me levaram a escrever, quero destacar também Kiera Cass, Bella André, Collen Houck, EL James, Carina Rissi e a fofa da Camila Moreira. A forma como elas escrevem e o jeito que acolhem os seus leitores realmente me cativa.

SnL)Que mensagem você espera passar ao escrever um livro.
Suellen: Isso depende um pouco do enredo; mas uma coisa que costumo manter em todos os meus textos é a ideia de que a vida não é perfeita. Na verdade, passamos por muitas dificuldades para chegar ao nosso objetivo final. A ideia de superação, imprevisibilidade e amizade são pontos aos quais me prendo  quando estou escrevendo.

Gostaram!
Eu amei!!! 
E aguardem a Su vem com novidades em breve :) .


Muito Obrigada, Su!
Desculpe-me pela demora em postar =(.
Espero que gostem.
Bjos!!!

5 comentários :

  1. Que bacana essa entrevista! Também adoro a autora de Belo Desastre e é um livro que gostaria de ter "colhões" para escrever. Bom demais. O mesmo com os livros da Cassie. Ela faz cada coisa tão bem pensada, criativa mesmo.
    Que legal conhecer mais da escritora =D

    ResponderExcluir
  2. Oiieee, tudo bom?
    Eu não conhecia a autora, amei a entrevista e acho super legais posts assim, pois podemos conhecer melhor autores nacionais, e é um incentivo ao trabalho delesobre, pretendo conhecer o livro dela.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Gostei muito da entrevista com a Suellen, já conhecia o livro e pela sinopse tinha achado interessante e gostei muito de poder conhecer um pouco da historia dele acho muito legal temos autores no brasil que consigam viver da escrita mas com certeza ainda não é uma realidade geral e também acho muito difícil escolher só um autor preferido e gostei muito da mensagem dela !!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andréia. Tudo bem?
    Eu também adorei a entrevista. Foi muito legal conhecer um pouco da escritora Suellen Mendes Tavares, apesar de não ter lido nenhuma obra dela, mas logo me vi querendo ler.
    Adorei saber que os gêneros preferidos dela são o romance e distopia, gêneros que também amo. Seus autores queridos também são bem interessantes, mas afinal, quem não gosta de Cassandra Clare ou Collen Houck, não é mesmo?
    Adorei tudo!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista , conheçer um pouco a autora,suas motivações e inspirações.
    Não conhecia a autora nem o seu livro até agora mas já fiquei interessada em ler, é de um gênero que gosto muito.Também adoro Cassandra Clare e Collen Houck!

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.