Semana da Criança: Conselho de Amiga - Siobhan Vivian

Nova resenha da Semana da Criança no "ar".
O livro de hoje foi recebido em parceria com a editora Novo Conceito *-*

* Conselho de Amiga - Siobhan Vivian

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219305
Ano: 2012
Páginas: 224

O começo desse livro foi difícil. Não engrenava de jeito nenhum, mas me obriguei a ler (eu faço isso) e descobri que a leitura valeu a pena.
A história gira em torno de Ruby e suas amigas Beth (amiga desde a infância), Maria (que é a doidinha –sempre temos uma amiga assim nos grupinhos *-*) e Katherine (que aparentemente é totalmente diferente delas, mas elas aceitam no grupo).
Umas das principais temáticas abordadas é a relação dos pais e dos filhos. Como a separação sem uma conversa sincera os atinge profundamente. Segredos devem ser revelados assim que a criança ou adolescente tenha uma certa maturidade para entendê-los, pois do contrário acabam tendo raiva de um dos pais. Isso acontece com a Ruby e mais uma amiga do grupo.
Outro assunto intrínseco é a amizade. Até onde vamos para proteger um amigo? Será que é melhor omitir um fato para que a amiga fique alegre? Como é difícil encarar uma “traição”. Como é difícil saber que uma amiga está mentindo para você e não tomar uma atitude de “tirar a satisfação” acreditando que ela está fazendo o melhor.
E quando surge o primeiro paquera. O que devemos ou não fazer? E a amizade onde fica?  E aquelas horas em que ficavam juntas fofocando, para onde foram?
São esses questionamentos que as meninas vão fazendo durante o livro e assim vamos acompanhando o crescimento e amadurecimento das personagens. O livro é de certa forma enriquecedor, faz pensar se você está vendo as coisas de um jeito unilateral e egoisticamente ou não. Será que conseguimos perdoar quem amamos, seja amigos ou pais?
Gostei de uma passagem do livro que se pararmos para pensar tem certa relevância:
“Eu estava tão confusa. Parecia que eles só tinham tido lembranças felizes. Mas Beth disse que diários dão como álbuns de fotografia. As pessoas não colam fotos feias. Só guardam as fotografias em que estão bonitos e contentes.” Pg. 97
Dei apenas 3 estrelas devido ao começo maçante e a demora do desenrolar dos acontecimentos, mas recomento a leitura para adolescentes em geral.

Sinopse:
Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Fica a dica.
Bjos!!!

7 comentários :

  1. Eu estou com tanta vontade de ler esse livro. Gosto de ler histórias que envolvam amizades verdadeiras e que nos deixam refletir bem. Espero ler logo!

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro na bienal da minha cidade mas ainda não li. Perdi um pouco a vontade por saber que o começo é meio enrolado e demorado. Vou passar alguns na frente dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas dê uma chance ao livro Roberta, afinal às vezes foi assim para mim, mas não o será para você.
      Bjos!!!

      Excluir
  3. Olá Andréia!! Tudo bem??
    Gostei da sua resenha, você citou o que achou legal e o que não não gostou ( inicio)
    Eu ainda não li o livro, mas se surgir a oportunidade, vou ler pra ver o que acho do enredo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli,
      obrigada.
      E acabou que valeu a pena o livro.
      Bjos!!!

      Excluir
  4. Eu concordo contigo, eu li as primeiras 50 páginas e larguei esse livro durante umas semanas para depois pegar de novo e como tu disse valeu a pena. Gostei principalmente do fato de, diferente da maior parte dos livros juvenis, focar mais no relacionamentos dos pais e filhos e amizade.
    Deyse @ http://deysediztudo.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.