Vingança por Vanessa Vieira


Boa Noite gente!!!
Hoje trouxe mais um texto da série Sentimento nos Livros. O texto de hoje é sobre Vingança e foi escrito pela amiga blogueira e parceira Vanessa, mais conhecida como Nessa, do blog Nessa News.
Como vocês sabem, o texto foi escrito originalmente para o aniversário do blog, mas que devido aos meus contratempos está indo ao ar agora.
Espero que curtam!!!




Segundo o site do Wikipédia, vingança consiste em ir contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial.  Mas, na maioria das vezes, a pessoa que busca vingança é a que acaba saindo ainda mais machucada na história. Por quê?  A vingança macula e acaba apagando toda a pureza e sentimentalismo que existe na pessoa, e a despertando para um lado oculto e sombrio, que é alimentado continuamente pelo ódio e outros detritos da alma. Resumindo: é tomar altas doses de veneno esperando que o outro morra.
Na literatura possuímos vários livros que abordam esse tema, tratando das suas consequências de forma precisa e coesa.  Um deles é Bela Maldade, de Rebecca James. A antagonista da história, Alice Parrie, comete várias atrocidades e crueldades motivadas por este sentimento, e acaba prejudicando muitas pessoas inocentes. Apesar de sua vingança não ter fundamento, em sua mente psicótica ela busca uma espécie de “justiça” e acaba tendo um final nada agradável.
Temos também A Ira dos Anjos, de Sidney Sheldon, que narra a história da advogada Jennifer Parker, que acabou se envolvendo com Adam Warner, um político corrupto e casado, e que sofre na pele as consequências deste ato. Ao contrário de Bela Maldade, em que Alice busca a vingança, Jennifer é a vítima deste sentimento,  tendo sua carreira arruinada, devido uma armação durante um julgamento que a acusa injustamente de suborno. Com ambos os livros, temos uma visão clara dos dois lados da moeda.
Outro livro muito interessante sobre o tema, e também de Sidney Sheldon, é O Outro Lado da Meia-Noite. Nele, acompanhamos a trajetória de uma jovem que é friamente abandonada pelo namorado, e acaba se casando com um milionário, com o único propósito de se vingar do ex. Porém, o feitiço vira contra o feiticeiro e ela acaba sendo reconquistada novamente pelo rapaz. Enfim, a história muda piamente de figura e desencadeará em triângulo amoroso, um sentimento ainda mais maciço de vingança e suspense.
Existem vários outros livros sobre vingança na nossa rica literatura, e se acabasse listando todos escreveria um livro e não um texto...rsrs. Apresentei três histórias diferentes, norteadas por vingança, e com um desfecho bem distinto entre si, e que em sua essência, endossam que esse sentimento não compensa, por maior que seja a dor que tenha sido causada. Como diz  Seu Madruga, personagem do super aclamado seriado Chaves: “A vingança nunca é plena; mata a alma e envenena.” Hehe




Vanessa por ela mesma:
Meu nome é Vanessa, sou pisciana e compulsiva por brigadeiro e batata-frita. Amo animais e plantas e tenho um cachorro lindo chamado Marley, que para mim é como se fosse um filho. Sou casada há quase três anos com uma pessoa maravilhosa e que sempre me apoia em tudo. Gosto muito de filmes e seriados e nutro uma paixão louca por livros. Bookaholic assumida e amante da natureza!




Outro texto maravilhoso falando sobre um sentimento que muitas vezes encontramos em nossas leituras. Adorei!!!
Muito obrigada pelo texto Nessa!
Gostaram?
Bjos!!!

6 comentários :

  1. oi,
    otimo post!
    amei o texto.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto =D
    A Nessa escreveu super bem! O blog dela é demais!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. "A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena", é a mais pura verdade. Amei o blog, amei o post tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto dá Nessa "matou a pau"...rsrsrs...
      Bjos!!!

      Excluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.