O Código dos Cavaleiros - Leonardo Schabbach

Oie!!!
Sábado de carnaval e eu trazendo resenha pra vocês...rsrsrsrs...
Hoje, não sou mais chegada a pular o carnaval , mas adoro uma folia de livros e por isso estou aqui.



Edição: 1
Editora: Mutuus Editora
ISBN: 9788564722019
Ano: 2011
Páginas: 204



O código dos cavaleiros chegou até mim, devido a parceria com a editora Mutuus. Ele é um livro fácil e rápido de ser lido. E, como na própria contracapa diz: " é uma sátira as histórias de cavaleiros".
"...Para falar a verdade,é difícil precisar quantas versões do que sucedeu naquele dia devem ter sido criadas e fantasiadas, mas é certo que aquela final foi comentada por muitos anos, talvez décadas ou, quem sabe, já que acompanhamos uma história de grandes personagens, até mesmo séculos..." pg. 84
Há no livro referências à outras histórias de cavalheiros, como por exemplo a do Rei Arthur, do qual surge o nome de Arturo, um dos personagens. E, também a de Dom Quixote de La Mancha.
É uma história curta, que trata, a meu ver, muito mais de política, aparências e "cultura", do que qualquer outra coisa.
Mostra-nos também a ingenuidade de um garoto que sonha em ser cavalheiro, mas ao adentrar nesse mundo, vê que não é nenhum conto de fadas perfeito como ele achava.
O mais irônico de tudo isso é que  esse mundo de cavaleiros,  se iguala  exatamente com a nossa própria sociedade.
Entretanto, há no livro, o velho clichê da "redenção" ao se fazer a coisa certa.

"...Por mais díficil que pudesse se lidar com tantas informações, era melhor ter aceso a elas. Era melhor saber das coisas, por pior que fossem, do que continuar sob a sombra da ignorancia..." pg. 91
Recomendo!

Sinopse:
Um conto de cavalaria emocionante e inusitado, uma aventura medieval capaz de nos fazer refletir sobre nossa realidade. A obra retrata a jornada de um jovem camponês que deseja se transformar em um cavaleiro; um garoto chamado Lino que sonha em se tornar um honrado e poderoso combatente, um homem capaz de proteger os fracos e oprimidos, como os cavaleiros das grandes histórias. Porém, ao encontrar um nobre e seu companheiro de viagens, o mundo da cavalaria se mostra muito diferente de tudo o que ele imaginara. Lino passa, então, por algumas revelações capazes de mudar sua percepção de mundo. A história satiriza os clássicos contos de cavalaria medieval, revelando aspectos com os quais os leitores podem se identificar, em uma grande crítica ao momento atual de nossa sociedade. A narrativa possui características cômicas, envolventes e instigantes que tornam a obra uma leitura imprescindível e agradável.
Fica a dica.
Bjos!!!

2 comentários :

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.