Os Contos de Fadas - Ana Lúcia Merege

Edição: 1
Editora: Claridade
ISBN: 9788588386396
Ano: 2010
Páginas: 88


Esse livro não é ficcional. Ele trata sobre "Os Contos de Fadas" de maneira instrutiva,"didática",mas sem ser chato, pelo contrário. Conta-nos do surgimento e desenvolvimento dos contos, passando pelos principais "divulgadores", inclusive brasileiros.
Dentre suas definições de Contos de Fadas, está a de Ana Maria Machado,"...segundo a qual o conto de fadas seria uma história popular de origem diferenciada em relação aos clássicos, que surgiram anonimamente no seio do povo e foi sendo recontada durante séculos..." e que a Ana complementa, assim "...é também a historia autoral, escrita ou narrada segundo o modelo aceito para o conto de fadas e evocando a mesma atmosfera de sonho, ideal e sobrenaturalidade.." pg. 15.
A partir da definição trabalham-se a gênese, o universo medieval, a renascença, o romantismo e o folclorismo por trás dos contos de fadas, e ainda uma introdução sobre sua interpretação e os contos de fadas hoje, no mundo moderno.
Adorei saber mais sobre as fadas (Adoro!!! Dá pra perceber né?...rsrsrs....), principalmente sobre as Dríades.
Sobre os brasileiros, Monteiro Lobato se destaca, pois é com ele  que "...a literatura para crianças e jovens ganha novo fôlego, tanto por meio de seu legado como autor, quanto da grande quantidade de obras que traduziu e/ou editou..." pg.65
Enfim, um livro para todo aquele interessado em "Contos de Fadas".

Sinopse by Skoob:
Por que os contos de fadas, surgidos num passado remoto, parecem tão atuais? Este livro mostra as origens, o percurso e maneira como os contos de espalharam pelo mundo até serem reunidos na célebres coletâneas dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault.

Comentem que tem sorteio...
Se tiver 5 comentário, a noite posto a promoção...

Eu Recomendo!!!
Fica a dica...
Bjos!!!

6 comentários :

  1. Muito instrutivo, parece ser legal!

    ResponderExcluir
  2. Hum... acho q eu n iria gostar...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ah conheci a Ana pelo twitter, adoro esse tema também, tem um livro (na área de Psicanálise) agora fugiu o nome mas é do Betelheim, muito bom!!!
    Adorei esse também, muito interessante (vai para whishlist ;D)

    ResponderExcluir
  4. Deve ser super fofo o livrinho =3
    Fiquei interessada agora *-*
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante!
    Gostei da resenha!!
    Bjaum!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia do livro =) Eu sou super fã de contos de fadas e fiquei curiosa para ler esse livrinho me explicando melhor sobre esse tipo de história!!!

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.