Contente em Ler: Cineastas - Vários Autores


Autores: Arnaldo Jabor, Bruno Barreto, Cacá Diegues, Claudio Torres, Daniel Filho, Esmir Filho, Fellipe Barbosa, José Joffily, José Padilha, Lírio Ferreira, Mauro Lima, Murilo Salles, Roberto Farias, Ruy Guerra, Sandra Werneck, Sergio Rezende, Walter Carvalho, Walter Lima Jr., Walter Salles e Zelito Viana.
Edição: 1
Editora: Vermelho Marinho
ISBN: 9788562851377
Ano: 2009
Páginas: 134

É um livro com textos de 20 cineastas, que falam não somente sobre a sétima arte, mas sobre tudo. Faz parte de uma coleção com 5 volumes, onde cada um contará com um grupo de diferentes áreas criativas (autores, atores, músicos, jornalistas e cineastas).
É um projeto que visa ajudar quem precisa, onde R$1,00 de cada livro vendido é revertido em benefício de uma instituição, nesse caso  ao Instituo da Criança.
Bem, como já disse, o livro trata de contos , crônicas dos 20 maiores cineastas brasileiros. É muito difícil falar sobre o livro, pois são vários temas abordados, desde a miséria, até o elitismo, passando lógico, pelo cinema.
Eu particularmente adorei a crônica do Arnaldo Jabor (sou fã dele, então...) "O Malabarista", te leva a  "pensar" a situação. Adorei também a do Bruno Barreto " A ImaGinação com Música".
A do Cacá Diegues, foi uma enorme coincidência, eu  comecei a ler o livro em um domingo e na quinta-feira anterior, minha irmã trouxe um filme do qual ele fala no texto "5 X favela - agora por nós mesmos", que assisti e gostei muito...Vale muito a pena assistir e ver como realmente são as relações em uma favela...


5x Favela - Agora por Nós Mesmos

• gênero:Drama
• duração:01 hs 43 min
• ano de lançamento:2010
• estúdio:Luz Mágica Produções / Globo Filmes / Videofilmes / Quanta / TeleImage
• distribuidora:Sony Pictures Entertainment / RioFilme
• direção: Wagner Novais , Rodrigo Felha , Cacau Amaral , Luciano Vidigal , Cadu Barcellos , Luciana Bezerra , Manaíra Carneiro
• roteiro:Rafael Dragaud (coordenação), José Antônio Silva, Vilson Almeida de Oliveira, Rodrigo Cardozo, Cadu Barcellos e Luciana Bezerra
• produção:Cacá Diegues e Renata Almeida Magalhães
• música:Guto Graça Mello
• fotografia:Alexandre Ramos
• direção de arte:Pedro Paulo de Souza e Rafael Cabeça
• figurino:Inês Salgado
• edição:Quito Ribeiro

Sinopse do filme:
Episódio 1 - Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.
Episódio 2 - Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.
Episódio 3 - Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.
Episódio 4 - Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.
Episódio 5 - Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.

Voltando ao livro...outro texto maravilhoso é do Claúdio Torres "Gigantes, mamutes, arte e indústria cinematográfica", amei esse parágrafo:

"...Cinema é a forma de arte mais cara que o homem já concebeu. Talvez porque seja a junção de todasas formas de expressão do homem: literatura, pintura, pintura, arquitetura, música,fotografia, dança e teatro eternizadosem um espaço de tempo definido - em geral, 2 horas." pg. 25

A do Daniel Filho sobre Marlon Brando é MARAVILHOSA...
E por fim, a do Zelito Viana "Nosso Espelho" que discute  o valor que damos ao "produto nacional".

"Como exorcizar esta herança maldita, num país que não dá a menor importância  a ssua cultura? De que adianta educação formal e informativa sem cultura? Só o desenvolvimento cultural da imensa maioria da população pode nos tirar deste abismo..." pg. 131

"...vivemos num país invadido e dominado do ponto de vista cultural." pg. 133

Ao terminar com essa cronica, fiquei pensando nas discussões da revista Fantástica, em que perguntava porque preferimos autores estrangeiros aos nacionais. Não é só no cinema, ou na literatura, mas em quase tudo damos mais valor no que vem de fora ao que é produzido aqui no nosso país.

Sinopse:
Série literária junta 20 cineastas brasileiros em prol de uma boa causa. Vinte grandes cineastas. Entre eles está grande parte da história do cinema brasileiro. Seus filmes rodam o mundo, são premiados, são sucesso de bilheteria, emocionam, fazem rir, chorar, fazem pensar. Dentro da salinha escura conhecemos todos eles através de suas obras, cada um no seu estilo, com sua história. Agora teremos uma oportunidade rara para se conhecer um outro lado dos “gênios por trás das câmeras” – em uma coletânea de contos, crônicas e contos cuja parte da renda será doado para o Instituto da Criança. Arnaldo Jabor, Bruno Barreto, Cacá Diegues, Claudio Torres, Daniel Filho, Esmir Filho, Fellipe Barbosa, José Joffily, José Padilha, Lírio Ferreira, Mauro Lima, Murilo Salles, Roberto Farias, Ruy Guerra, Sandra Werneck, Sergio Rezende, Walter Carvalho, Walter Lima Jr., Walter Salles e Zelito Viana. Reunir tantos nomes consagrados é difícil até em festival de cinema, mas agora eles estão reunidos.

Fica a  dica...
Bjos!!!


Fonte: Aqui

3 comentários :

  1. Legal, mas na verdade esse tipo de livro naum faz muito meu gênero... Ainda assim é uma boa dica para quem goste!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá. =)
    Não conhecia esse livro, mas ele também não faz muito meu estilo.
    Mas quem sabe um dia leio esse livro? de tudo temos que experimentar né?
    beijos. ^^

    ResponderExcluir
  3. Olha que essa é uma super dica!
    Adorei!!!
    Nao conhecia o livro e nem o filme. Fim de semana vou tentar ve providenciar isso. Aos olhos da sua escrita, me parece ser muito bom. TOmara que seja! Ultimamente tenho visto e lido e nada tem sido bom.

    Obrigada por ter visitado o meu bloguim, adorei!
    Ve se aparece mais vezes. So nao tenho como ser 100% presente pq trabalho, estudo e cuido de dois blogs e isso tomar quase que todo meu tempo. Mas prometo sempre que possivel da uma passada aqui.

    Beijinhos,

    Lilia Reis

    ResponderExcluir

Quero saber o que tem a dizer... um olá, um argh...tudo que me faça te conhecer um pouco mais.